Escola em Casa

Como e porque surgiu "A escola em casa"? O projecto surgiu da iniciativa de professores da Universidade de Aveiro com base na análise dos relatórios do PISA, onde se destacaram os resultados menos bons obtidos pelos alunos portugueses ao nível da Língua Materna, da Matemática e das Ciências. Estes parecem estar associados a características do ambiente familiar, nomeadamente a frequência e a natureza das conversas em casa. As conversas das crianças com os pais estão normalmente pouco relacionadas com assuntos culturais – um debate sobre um filme que tenham visto, ou um livro que tenham lido ou um a visita a um museu. Em Portugal não existe a cultura de conversa familiar que é extremam ente enriquecedora para a educação das crianças. O que é "A escola em casa"? O projecto "A escola em casa" pretende estimular conversas em casa entre crianças do Ensino Básico e suas famílias. Para isso foram desenvolvidos guiões que servem com o estrutura e incentivo a conversas sobre diversos assuntos relacionados com a escola. O s guiões propõem perguntas, actividades e experiências simples, sugerem discussões e incluem algum as curiosidades. Pretende-se despertar a curiosidade e o interesse de pais e alunos para conversar e explorar os tem as sugeridos.