Projetos Contrato de Autonomia

O Erasmus+ é o novo programa da UE para a educação, formação, juventude e desporto. O Erasmus+ entrou em vigor no dia 1 de janeiro de 2014. Este Programa consolida sob um único quadro de apoio as áreas da educação, formação, juventude e desporto e outros programas internacionais, incluindo o Jean Monnet e o Erasmus Mundus. O programa Erasmus+ é destinado a apoiar as atividades de educação, formação, juventude e desporto em todos os setores da aprendizagem ao longo da vida, incluindo o Ensino Superior, Formação Profissional, Educação de Adultos, Ensino Escolar, Atividades para jovens e formação no âmbito do Desporto amador. Este projeto tem como principais objetivos: Promover os intercâmbios e a cooperação, assim como a mobilidade entre sistemas de ensino e formação, a nível europeu; Contribuir para o desenvolvimento de uma aprendizagem de qualidade ao longo da vida e promover elevados níveis de desempenho; Reforçar o contributo da aprendizagem ao longo da vida para a coesão social, a cidadania ativa, o diálogo intercultural, a igualdade entre homens e mulheres e a realização pessoal; Contribuir para a promoção da criatividade, da competitividade e da empregabilidade, bem como para o desenvolvimento do espírito empreendedor; Promover a aprendizagem de línguas e a diversidade linguística; Apoiar o desenvolvimento de conteúdos, serviços, pedagogias e práticas inovadoras, baseado nas TIC, no domínio da aprendizagem ao longo da vida.

O Clube Europeu é uma iniciativa portuguesa, lançada em 1986, decorrente da experiência de pertença de Portugal no Conselho da Europa, bem como à adesão às comunidades europeias e destina-se a alunos do 3º ciclo e ensino secundário. O Clube Europeu tem com principais objetivos, incentivar nos alunos o gosto pela descoberta e o prazer pelo conhecimento, promover o exercício da cidadania europeia, contribuir para a formação e consolidação de uma consciência europeia, rentabilizar os tempos livres dos alunos de uma forma didática, cultural e recreativa e fomentar a interdisciplinaridade. A o longo do ano letivo o Clube Europeu irá realizar algumas atividades e trocar experiências através do intercâmbio com outras escolas e/ou outros Clubes Europeus nacionais e internacionais.

Projeto que teve início no ano letivo 2014/2015 e que terá continuidade no atual ano letivo 2016/2017. Conta com a participação de toda a comunidade escolar, sendo dinamizado por alunos a frequentar a escola eb 2,3/S de Baião. Tem como principais objetivos: Promover a cobertura dos acontecimentos do agrupamento; Produzir e exibir materiais pedagógicos e didáticos; Colaborar com outros projetos/clubes; Estabelecer a ligação entre a escola e a comunidade; Aprofundar certas competências para os alunos que nele participem, nomeadamente através do registo e divulgação das atividades da escola, da produção de materiais pelos diversos clubes e na produção de programação própria. Os interessados na participação neste projeto devem dirigir-se à sala de projetos na Escola Sede deste Agrupamento, às quartas-feiras todo o dia e sextas das 9:30 às 13:30. Contamos com a colaboração de todos para o sucesso do projeto OvilTV.